A importância do Desafio do CESB para o produtor de Soja

por | jan 5, 2022 | Blog Nutrição de Safras, Manejo e Práticas Agronômicas | 0 Comentários

O Comitê Estratégico Soja Brasil, mais conhecido como CESB, é uma entidade sem fins lucrativos formada por profissionais e pesquisadores que visam reunir os mais diversos conhecimentos técnicos em prol da sojicultura nacional. Hoje, a principal frente de atuação da organização é o Desafio de Máxima Produtividade, que desde 2008 conta anualmente com centenas de participantes que buscam atingir produtividade alta na lavoura e as áreas inscritas são auditadas a fim de eleger vencedores dentro das categorias Sul, Sudeste, Centro-oeste, Norte/Nordeste e irrigado.

Os principais objetivos com a iniciativa são:

  • Produzir mais no mesmo espaço, utilizando pesquisas, tecnologias e sustentabilidade para alcançar os maiores índices de produtividade de soja;
  • Manter o crescimento médio na produtividade dos 10 primeiros colocados dos Desafios de Máxima Produtividade CESB dos 3 últimos anos;
  • Influenciar e contribuir para o incremento de produtividade da soja sobre a média histórica do Brasil (CONAB);
  • Desenvolver ações com os cases dos vencedores dos últimos anos.

Nas duas últimas safras, a Mosaic Fertilizantes contribuiu para que dois produtores fossem vencedores do prêmio com a utilização do produto MicroEssentials, da Linha Performance.

O primeiro deles foi o produtor Eliseu Schaedler, da Fazenda Vila Morena em Boa Vista das Missões/RS, que obteve uma produtividade de 111,93 scs/ha com a utilização do produto MicroEssentials, na safra soja 2019/2020, e conquistou o prêmio na categoria irrigado.

Na última safra, 2020/2021, tivemos o produtor Silvio Malutta, da Fazenda Fratelli em Itapeva/SP, que obteve uma excelente produtividade de 121,29 scs/ha, o dobro da média nacional, com a utilização do produto MicroEssentials. Algumas técnicas levadas em consideração para o alcance do resultado foram: rotação de cultura, construção de perfil do solo, controle fitossanitário, monitoramento semanal, uso de bioestimulante e claro, condições climáticas favoráveis.

Para este ano, o 14º Desafio de Máxima Produtividade já está sendo divulgado e as inscrições acontecem até o dia 31/01/2022, com a Mosaic Fertilizantes como patrocinadora. Incentivamos a participação para que continuemos cada vez mais alcançando altas produtividades na soja e auxiliando o mundo a produzir os alimentos que precisa.

Acesse aqui o guia completo, regulamento e mais informações sobre inscrições. Se você utiliza produtos da Mosaic Fertilizantes, poderá selecionar a empresa como patrocinadora no momento da inscrição e se isentar da taxa cobrada.

Participe!

Loading...