Conheça as deficiências nutricionais da soja

por | dez 16, 2021 | Blog Nutrição de Safras | 0 Comentários

Quando nos deparamos com o tema “deficiências nutricionais”, muitas vezes o relacionamos diretamente aos sintomas visuais gerados pelas deficiência de diferentes nutrientes, conforme a imagem 1 apresentada.

Entretanto, é preciso pontuar que o estudo do estado nutricional das plantas vai muito além da observação do estado visual de tecidos vegetais.

Fato é que os sintomas visuais são resultado de desordens fisiológicas que se iniciam antes do aparecimento dos sintomas e portanto nem toda deficiência nutricional resultará em sintomas visuais, sendo então denominada “fome oculta” em que apesar de não haver diferenciação visual, danos fisiológicos podem comprometer o pleno desenvolvimento da planta.

Deficiências nutricionais

Outro ponto a ser considerado é que nem sempre o sintoma típico de deficiência de um nutriente implica que este não esteja em níveis suficientes no solo, já que para cumprir seu papel nutricional, não basta estar disponível, é preciso ser absorvido e metabolizado pelas células vegetais, processo este que depende por exemplo, de condições físicas e equilíbrio químico de solo ou disponibilidade hídrica.

Como fator complicante, manchas foliares causadas por patógenos, conforme imagem 2, podem se confundir com sintomas nutricionais, assim como toxidez causada pela aplicação de defensivos agrícolas. Portanto, a diagnose do estado nutricional de uma lavoura deve considerar todo o histórico de manejo do ambiente de produção agrícola, junto ao laudos de análise de solo e tecido vegetal, para que possa ser planejada uma intervenção precisa e eficaz.

Quer saber mais sobre o estado nutricional da sua lavoura? A Mosaic Fertilizantes pode te ajudar! Clique aqui e conheça mais sobre nosso trabalho!

Eng. Agrônomo Alan Ataíde

Loading...