Blog

Mitos e Verdades sobre o Gesso Agrícola

O gesso de coloração amarela é de baixa qualidade?

❌ MITO
A coloração do gesso agrícola é determinada pelo MATERIAL DE ORIGEM, quanto maior o teor de matéria orgânica e/ ou ferro contido na rocha, mais escuro ou amarelado esse gesso pode se apresentar.
👉 Em relação a composição química e garantias de maior teor de enxofre, não existe diferença entre o gesso branco ou amarelo.

O gesso protege a lavoura contra veranicos?

✅ VERDADE
O gesso agrícola é formado por cálcio, enxofre e apresenta alta solubilidade. Por isso, tem a capacidade de se movimentar no perfil do solo. O enxofre (SO4-2), ao chegar às camadas mais profundas do solo, reage com o alumínio, (elemento tóxico para as raízes), com isso, neutraliza a toxicidez do alumínio em profundidade, permitindo o desenvolvimento de raízes mais profundas. O gesso também aumenta o teor de cálcio em subsuperfície, o que favorece o crescimento do sistema radicular.
👉 Com raízes mais profundas e fortes, a planta tem a capacidade de ABSORVER MELHOR água e nutrientes, tornando-se menos vulnerável aos períodos de seca.

O gesso agrícola é melhor que o calcário?

❌ MITO
O gesso e o calcário têm FINALIDADES DIFERENTES, e ambos são produtos que se COMPLEMENTAM.
👉O calcário é uma boa opção quando aplicado na camada superficial do solo (até 20 cm de profundidade), age elevando o pH e corrigindo a acidez na camada em que foi incorporado.
👉Já o gesso agrícola atua nas camadas mais profundas dos solos, neutralizando o alumínio tóxico e fornecendo Enxofre e Cálcio ao solo.

O gesso pode ser reaplicado todos os anos?

✅ VERDADE
A aplicação anual de gesso agrícola NÃO oferece prejuízo para a planta se for realizada seguindo as recomendações da região e com base no resultado da análise de solo.
👉Resumidamente, a quantidade e a frequência da aplicação de gesso são determinadas pela análise do solo.

Loyara Oliveira e Emily Moura
Engªs Agrônomas do Nutrição de Safras

Imagens Agronelli Insumos

3 Comentários

  1. Sou biólogo e cafeicultor e desejo fazer um trabalho com gesso agrícola. Parabéns pelas informações publicadas no site.

  2. Tenho interesse em fazer indicação para a venda de gesso e adubos
    Pelo oque eu entendi vocês fazem marketing para para as empresas, não sei se é só a MOSAIC
    Se possível queria um modo de entrar em contato para tentar vender os produtos q vcs anunciam aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Performa Full

Composição: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Enxofre e Boro

Benefícios: Toda a expertise e tecnologia exclusiva da Mosaic Fertilizantes em um único produto. Uma combinação desenvolvida com o equilíbrio perfeito entre MicroEssentials, K-Mag e Aspire, que oferece todos os nutrientes para nutrir sua lavoura do plantio a colheita, facilitando todo processo operacional.

Performa NEO

Composição: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Enxofre e Magnésio

Benefícios: Um blend poderoso e equilibrado com melhor do MicroEssentials e K-Mag. Performa Neo é a solução para a construção do potencial produtivo com maior arranque inicial e desenvolvimento radicular mais vigoroso. Com baixo teor de cloro, favorece a emergência das plantas e o estabelecimento da microbiota do solo. Aumento da fotossíntese e tolerância das plantas a estresse.