O gesso de coloração amarela é de baixa qualidade?

❌ MITO
A coloração do gesso agrícola é determinada pelo MATERIAL DE ORIGEM, quanto maior o teor de matéria orgânica e/ ou ferro contido na rocha, mais escuro ou amarelado esse gesso pode se apresentar.
Em relação a composição química e garantias de maior teor de enxofre, não existe diferença entre o gesso branco ou amarelo.

O gesso protege a lavoura contra veranicos?

✅ VERDADE
O gesso agrícola é formado por cálcio, enxofre e apresenta alta solubilidade. Por isso, tem a capacidade de se movimentar no perfil do solo. O enxofre (SO4-2), ao chegar às camadas mais profundas do solo, reage com o alumínio, (elemento tóxico para as raízes), com isso, neutraliza a toxicidez do alumínio em profundidade, permitindo o desenvolvimento de raízes mais profundas. O gesso também aumenta o teor de cálcio em subsuperfície, o que favorece o crescimento do sistema radicular.
Com raízes mais profundas e fortes, a planta tem a capacidade de ABSORVER MELHOR água e nutrientes, tornando-se menos vulnerável aos períodos de seca.

O gesso agrícola é melhor que o calcário?

❌ MITO
O gesso e o calcário têm FINALIDADES DIFERENTES, e ambos são produtos que se COMPLEMENTAM. O calcário é uma boa opção quando aplicado na camada superficial do solo (até 20 cm de profundidade), age elevando o pH e corrigindo a acidez na camada em que foi incorporado. Já o gesso agrícola atua nas camadas mais profundas dos solos, neutralizando o alumínio tóxico e fornecendo Enxofre e Cálcio ao solo.

O gesso pode ser reaplicado todos os anos?

✅ VERDADE
A aplicação anual de gesso agrícola NÃO oferece prejuízo para a planta se for realizada seguindo as recomendações da região e com base no resultado da análise de solo. Resumidamente, a quantidade e a frequência da aplicação de gesso são determinadas pela análise do solo.

Loyara Oliveira e Emily Moura
Engªs Agrônomas do Nutrição de Safras

Imagens Agronelli Insumos

Loading...