Primeiro vamos entender quais são os nutrientes das frutas cítricas. Somente uma laranja, tangerina, poncã ou limão contêm pelo menos 19 nutrientes. Todos essenciais para a vida e para sua saúde. Além de carbono, hidrogênio e oxigênio, uma laranja também contém: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio, zinco, cobalto, sódio e alumínio.

Em média, uma laranja pesa de 110 a 150 gramas.  Se considerarmos esse peso, cada laranja contém aproximadamente 240 mg de nitrogênio, 200 mg de potássio e 68 mg de cálcio. Esses são os nutrientes de maior concentração na laranja, depois de carbono, hidrogênio e oxigênio. Por outro lado, os de menor concentração são: cobalto, molibdênio e zinco com 0,0004 mg; 0,001 mg e 0,12 mg respectivamente. As laranjas natal e valência são as variedades que contêm a maior concentração de nutrientes e o limão taiti, a menor concentração. Na fruta, a parte que contém maior concentração de nutrientes é a semente.

Por isso é importante nutrir bem as lavouras para que as mesmas forneçam alimentos ricos e nutritivos, além de alcançar altas produtividades.

Adaptado de Bataglia, O.; Rodriguez, O.; Gallo, J.R.; Furlani, P.R.; Furlani, M.C. 1977. Composição mineral de frutos cítricos na colheira. Bragantia.

Loading...