Está se perguntando como descobre a diferença não é?!

Primeiramente, é importante saber que o Brasil tem uma particularidade de solos de BAIXA FERTILIDADE e uma necessidade de boa adubação para as plantas para atingirmos uma boa produtividade, por isso, garantir que está comprando FORMULAÇÃO DE NUTRIENTES e não calcário granulado é essencial!

As formulações de nutrientes são misturas de MATÉRIAS PRIMAS que as indústrias adquirem  para produzir os FERTILIZANTES que você compra para sua lavoura.

No Brasil, as matérias-primas mais utilizadas são: uréia, sulfato de amônio, nitrato, cloreto de potássio, super simples, super triplo, MAP e DAP – Devido a diferença entre as concentrações das matérias primas as combinações podem ter um maior ou menor volume para o fechamento de uma tonelada da formulação do fertilizante. 

Você sabe como fechar 1 tonelada de 02.20.20? Existem duas formas:

A primeira eu tenho 182Kg de MAP (185Kg= 2[N]+ 9,4[P]) + 228Kg Super Triplo ( 10,6 [P]) + 334Kg de KCl (20 [K]). Tudo isso soma 745Kg de Fertilizante e 02[N] 20[P] 20[K].

Mas calma aí, ainda faltam 255Kg para fechar 1000Kg ou 1 tonelada! É, pode ter certeza que esses 255Kg são calcário ou silicato, ou o FAMOSO ENCHIMENTO, granilhas, pedras que só servem para pesar.

A segunda forma de fazer um 02.20.20 + 4,5%S  é composta de:

182Kg de MAP (185Kg= 2[N]+ 9,4[P]) + 50Kg Super Triplo ( 2,3 [P]) + 434Kg de Super Simples (8,3 [P] + 4,5 [S]) e 334Kg de KCl (20 [K]). Tudo isso soma 1000 Kg de Fertilizante e 02[N] 20[P] 20[K] 4,5 [S]

A Mosaic Fertilizantes faz o 02.20.20 + 4,5%S dessa segunda forma. Assim, não precisamos colocar ENCHIMENTO e você tem 100% de nutrientes em 1 tonelada de fertilizante.

Mas como saber se o MEU fertilizante TEM ou NÃO ENCHIMENTO?

Uma das melhores maneiras de saber se a sua fórmula contém somente nutriente ou não, é: 

Solicitar a abertura da fórmula, ou seja, saber quais são matérias primas que a indústria fez para produzir a tonelada de fertilizante que está adquirindo. 

De OLHO na etiqueta!

Na etiqueta do fertilizantes é OBRIGATÓRIO ter a informação quai matérias primas foram adicionadas, se HOUVER ENCHIMENTO virá escrito, por exemplo: contém Carbonato de Cálcio e Magnésio. 

PARE DE CARREGAR PEDRA!

Comprando formulações COM ENCHIMENTO, você está levando um produto sem nenhuma eficiência nutricional, pagando o preço de 1Ton de fertilizantes, podendo prejudicar o desenvolvimento da sua lavoura e consequentemente DIMINUINDO a produção esperada. 

Nós, da Mosaic Fertilizantes trabalhamos APENAS com fertilizantes de alta qualidade e SEM ENCHIMENTO, somente matéria prima. 

Se estiver em dúvidas sobre o FECHAMENTO de fórmula do SEU FERTILIZANTE, fale conosco! 

Lembre-se, ENCHIMENTO é permitido por lei, mas não é legal para a sua lavoura! 

Texte Engª Agrônoma Ana Paula Tremonte

Loading...