É hora de investir na construção do perfil do solo.
Além de absorverem água e nutrientes, as raízes são responsáveis por outros processos da planta.
As raízes tem um papel importante na preservação e no aumento da matéria orgânica do solo juntamente com a parte aérea, atuam na sustentação da planta, absorção de nutrientes, trocas gasosas, adaptadas aos mais diversos ambientes.
Cada cultura no entanto, possui um tipo de raiz diferente, o milho por exemplo, tem a raiz fasciculada, já a soja possui uma raiz pivotante e ambas exercem a mesma função e precisam das condições ideais para o seu crescimento.
Alta toxidez de alumínio: baixa disponibilidade de cálcio impedindo o crescimento das raízes onde há alumínio;
Raízes superficiais: se concentram na camada de 0-20cm comprometendo a sustentação da planta;
Absorção de nutrientes comprometida: raízes superficiais não conseguem absorver água e nutrientes em camadas mais profundas;
Risco de veranico: raízes superficiais podem sofrer com estresse hídrico, estando suscetíveis à pragas e doenças.
Baixa toxidez de alumínio: solo condicionado com gesso permite o crescimento das raízes em profundidade;
Raízes mais profundas: facilitam a absorção de água e nutrientes em camadas mais profundas do solo;
Aumento da quantidade de cálcio e enxofre: o enxofre do gesso, se liga ao alumínio presente no solo e o neutraliza levando o cálcio em profundidade;
Plantas mais resistentes: menor risco de sofrer com estresse hídrico e mais tolerantes ao ataque de pragas e doenças.
*Produtividades destacadas em comparação ao manejo convencional. As imagens e informações dessa campanha são meramente ilustrativas e podem apresentar variações nos resultados e nas ofertas. A Mosaic não fornece garantia, expressa ou implícita, quanto a precisão dos resultados que poderão ser obtidos com o uso do produto.
O gesso e o calcário têm finalidades diferentes, e ambos são produtos que se complementam.
O calcário age elevando o pH e corrigindo a acidez na camada superficial do solo (até 20cm). Já o gesso agrícola fornece Cálcio e Enxofre ao solo reduzindo a toxidez do alumínio nas camadas mais profundas.
A coloração do gesso agrícola é determinada pelo material de origem, quanto maior o teor de matéria orgânica e ferro contido na rocha, mais escuro ou amarelado esse gesso pode se apresentar. Em relação a composição química e garantias de maior teor de enxofre, não existe diferença entre o gesso branco ou amarelo.
O gesso agrícola apresenta alta solubilidade, com a capacidade de se movimentar no perfil do solo, permitindo o desenvolvimento de raízes mais profundas.
Com raízes mais profundas e fortes, a planta tem a capacidade de absorver melhor água e nutrientes, tornando-se menos vulnerável aos períodos de seca.
Um solo corrigido e bem condicionado garante maior eficiência no aproveitamento do fertilizante.
A aplicação anual de gesso agrícola não oferece prejuízo para a planta se for realizada seguindo as recomendações da região e com base no resultado da análise de solo.
Resumindo, são inúmeros os benefícios que a gessagem pode trazer à sua lavoura, porém a quantidade e a frequência da aplicação de gesso são determinadas pela análise de solo.