Plantação de soja ao fundo com título de Boletim de Mercado e logo da Mosaic Fertilizantes.

Boletim de Mercado da Mosaic Fertilizantes – Agosto e setembro de 2023

Plantação de soja ao fundo com título de Boletim de Mercado e logo da Mosaic Fertilizantes.

4 min para ler

Plantação de soja ao fundo com título de Boletim de Mercado e logo da Mosaic Fertilizantes.

Se você está interessado em saber como as condições climáticas estão impactando a colheita de milho e o plantio de verão no Brasil, não deixe de conferir o boletim de mercado mensal da Mosaic Fertilizantes!

Agosto e a primeira quinzena de setembro foram marcadas pela colheita das lavouras de milho segunda safra no Brasil, também conhecido como “safrinha” e início de plantio e desenvolvimento das safras de verão. As condições climáticas, como chuvas e temperaturas, foram cruciais para determinar o desempenho das lavouras de milho neste período e mostrar um pouco melhor como seria a janela de plantio da soja que começa agora com mais força na segunda quinzena de setembro.

Acompanhe nosso boletim de mercado para saber mais detalhes!

Variação dos preços da soja e milho

Nesse período, a variação dos preços da soja e do milho desempenhou um papel significativo no cenário do agronegócio brasileiro. No que diz respeito à soja, os preços enfrentaram certa volatilidade. Um dos fatores que contribuíram para essa volatilidade foi o clima nas principais regiões produtoras, principalmente nos Estados Unidos.

Apesar das constantes preocupações com a seca em algumas áreas e atrasos no plantio devido a condições climáticas adversas nos EUA as expectativas de produtividade e produção se mantiveram boas, regulando o preço da commodity.

Quanto ao milho, a variação de preços também esteve em foco e a grande oferta de produto decorrente da produção brasileira e as perspectivas de produção nos EUA tiveram impacto nos preços. Além dos fatores climáticos, as relações comerciais internacionais e políticas também contribuíram para a oscilação dos preços da soja e do milho. Tensões comerciais entre países exportadores e importadores acabaram afetando os fluxos de comércio e, por sua vez, os preços das commodities agrícolas.

Apesar dessas variações nos preços dos grãos, se olharmos para o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de agosto, ele fechou em 0,99, ante 1,50 no mesmo mês de 2022. O cenário se mantém favorável ao produtor rural pois permite uma boa relação de troca. O indicador apresentou alta em relação ao mês de julho por conta da queda média de 2,5% no preço das principais commodities, junto ao aumento de mais de 10% no preço dos fertilizantes.

Comparando julho e agosto o dólar também apresentou uma leve alta, cerca de 2%, influenciado pelos números internacionais e pela aversão ao risco por parte do mercado, com sinais de que a economia chinesa continua enfrentando problemas. Nesse mesmo período outra boa notícia está relacionada ao PIB brasileiro que reforça as expectativas de avanços na economia e que agora está projetado para terminar o ano de 2023 com um crescimento de 3% vs. a previsão anterior de 2.3% de aumento.

O que esperar para os próximos dias?

Nos próximos dias o mercado segue atento aos anúncios do USDA sobre a safra americana, expectativas de produção e produtividade e o cenário de oferta e demanda global de grãos e atento as condições climáticas no Brasil, que até o momento são positivas para o início do plantio da soja e do milho verão.

As incertezas relacionadas ao clima (estamos em ano de El Niño) e às políticas comerciais continuaram a ser fatores-chave para determinar para onde o mercado deve caminhar, pois esses elementos podem moldar o cenário futuro do agronegócio em todo o mundo.

Junte-se a nós acompanhando o boletim de mercado mensal do time de Inteligência de Mercado da Mosaic Fertilizantes e esteja sempre informado sobre as últimas novidades do setor agrícola!

Tags