O seu boletim de mercado de outubro chegou!
Se você está interessado em saber dos últimos detalhes sobre o mercado de grãos, esse é o local certo! Não deixe de conferir o boletim de mercado mensal da Mosaic Fertilizantes!
Nos últimos trinta dias o agronegócio foi marcado pelo início das colheitas americanas de soja e milho, que já se aproximam de 30%, pelo fim da colheita das lavouras de milho segunda safra no Brasil, também conhecido como “safrinha” e pelo andamento do plantio e desenvolvimento das safras de verão, com cerca de quase 10% de avanço no plantio da soja em todo o Brasil.
As condições climáticas, tem ditado o ritmo do plantio favorecendo algumas regiões como é o caso do Paraná e atrasando os trabalhos em outras, como no centro-oeste, por exemplo. Mas as expectativas continuam favoráveis e de acordo com os últimos números divulgados pela Conab a safra 23/24 deve ser a segunda maior da história do país.
Acompanhe nosso boletim de mercado de outubro para saber mais informações!
Variação dos preços da soja e milho
Nesse período, a variação dos preços da soja e do milho desempenhou um papel significativo no cenário do agronegócio brasileiro. O preço das commodities segue pressionado pela larga oferta de grãos no mercado. O avanço da colheita americana e as perspectivas para as safras brasileiras e argentina não deixam muita brecha para grandes recuperações.
A variação cambial também tem tido forte influência nos preços. Após as indicações do FED (banco central americano) de que os juros americanos não devem cair nas próximas reuniões o real tem enfrentado certa desvalorização e a taxa de câmbio chegou a fechar no começo desse mês na casa dos 5,15, valor que não era visto desde maio. O mercado agora segue atento aos conflitos em Israel e com cautela e aversão ao risco como pilares no momento.
Apesar dessas variações nos preços dos grãos, se olharmos para o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de setembro, ele fechou em 1, ante 1,40 no mesmo mês de 2022. O cenário se mantém favorável ao produtor rural pois permite uma boa relação de troca. O indicador apresentou quase uma estabilidade em relação ao mês de agosto (IPCF de 0.99), no período de cálculo do índice tivemos um aumento dos preços da commodities, mas também tivemos um aumento nos preços dos fertilizantes que acabaram se compensando e mantendo o índice praticamente estável.
Nesse mesmo período outra boa notícia está relacionada ao PIB brasileiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) fez nova elevação para o desempenho do Brasil neste ano e vê a economia crescendo 3,1%, ante 2,1% da última estimativa. O cenário desenhado pelo FMI coloca o Brasil em ritmo superior ao do crescimento esperado para a economia global neste ano, ainda que abaixo de outros países também considerados emergentes e em desenvolvimento. O FMI espera que a inflação no Brasil também melhore em 2023, para 4,7%. No ano passado, foi de 9,3%.
O que esperar para os próximos dias?
Nos próximos dias o mercado segue atento aos anúncios do USDA sobre a safra americana, existe uma expectativa do mercado em relação aos números de produção e produtividade que serão apresentados e suas consequências, principalmente nos preços no curto e médio prazo.
O mercado segue de olho também nas condições climáticas no Brasil, que embora positivas já preocupam alguns produtores seja pelo excesso de chuva em algumas regiões, seja pela falta dela em outras. Completando o cenário as incertezas geopolíticas passam a ocupar lugar de destaque nas preocupações do mercado, ainda que seja muito cedo para entendermos os possíveis impactos do confronto em Israel no mercado mundial.
Junte-se a nós acompanhando o boletim de mercado mensal do time de Inteligência de Mercado da Mosaic Fertilizantes e esteja sempre informado sobre as últimas novidades do setor agrícola!