Você sabia que as mulheres rurais têm um dia especial para comemorar? O dia é 15 de outubro, nesta data é celebrado o Dia Internacional da Mulher Rural.
A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) com objetivo de ressaltar a importância do trabalho das mulheres no campo. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o gênero é responsável por 45% do trabalho que é realizado no setor agrícola.
No período neolítico, eram as mulheres as encarregadas pelos alimentos que vinham da horta e da lavoura, enquanto os homens eram os responsáveis pela caça.
Mas, esse papel na sociedade foi evoluindo e as mulheres começaram a ocupar diversos espaços – até mesmo espaços tidos como tipicamente masculinos.
Quer saber mais? Então continue lendo nosso artigo!
Uma outra estatística da FAO, no entanto, indica que ainda existe uma longa jornada pela frente. As desigualdades sociais, políticas e econômicas enfrentadas pelas mulheres no campo existem: elas possuem somente 35% das terras, recebem 10% dos créditos e 5% da assistência técnica.
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado em 2022 pelo portal de notícias CNN, a participação feminina na administração do agro é de 19% e a cada 10 cargos de gestão no agronegócio brasileiro, menos de 2 são ocupados por mulheres.
A partir do reconhecimento das desigualdades do setor, percebe-se a criação de movimentos para valorizar e lançar luz sobre o problema.
Páginas como AgroLigadas, Ela é do Agro, AgroMeninas, o prêmio Mulheres do Agro, Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, entre outros estão ganhando força no mercado.
Atualmente, as mulheres já lideram 31% das propriedades rurais brasileiras – são quase 30 milhões de hectares.
Cerca de 60% delas possuem curso superior e 88% têm independência financeira, de acordo com um
levantamento da Associação Brasileira de Agronegócio (Abag).
A Mosaic Fertilizantes convidou algumas mulheres do setor para um bate-papo sobre este cenário.
Acesse o nosso e-book e saiba o que elas pensam!