Armazenamento de fertilizantes: dicas e cuidados

18 jan, 2024
Gabriel Antonio Besson
- Tempo de Leitura: 4 minutos
Big Bag de fertilizante sendo armazenado no galpão.

O bom armazenamento de fertilizantes é essencial para assegurar a segurança e preservar a qualidade dos fertilizantes. Para isso, é importante que as características dos fertilizantes continuem inalteradas até a aplicação. O produtor deve tomar alguns cuidados, como armazená-los em locais secos, ventilados e protegidos da luz solar.

Aprenda como manter a qualidade do seu fertilizante por meio de um armazenamento adequado. Boa leitura!

O armazenamento adequado dos fertilizantes é fundamental para garantir o seu melhor aproveitamento. Se possível, eles devem ser armazenados em um depósito fechado e seguro para proteger o produto do tempo (sol, chuva, neblina, etc.) e reduzir o risco de roubos. Os cuidados adotados na armazenagem influenciam diretamente na qualidade do produto, podendo alterar suas propriedades químicas, físicas ou físico-químicas.

Além disso, os cuidados devem ser tomados não só para garantir a efetividade do produto, mas também para evitar que ele tenha contato com elementos que possam ocasionar reações mais sérias.

O Artigo 47 do Decreto de 2004 da Legislação Brasileira (Decreto 2004 Art. 47), regulamenta o armazenamento de fertilizantes, corretivos, inoculantes ou biofertilizantes, devendo obedecer às normas nacionais vigentes.

Além disso, é necessário observar as instruções fornecidas pelo fabricante ou importador, bem como as condições de segurança apresentadas no rótulo e atentar-se às regras e aos procedimentos estabelecidos para o armazenamento de produtos perigosos, quando necessário. Tais requisitos estão presentes nas normas específicas em vigor.

Condições ideais de armazenamento de fertilizantes

O armazenamento ideal deve ser feito em locais aptos a proteger o produto das intempéries e, principalmente, da luz direta do sol que gera um aquecimento excessivo, já que alguns tipos de fertilizante são sensíveis a altas temperaturas.

O ambiente deve estar limpo, livre de sujeira e preservado da umidade, que pode causar a formação de pó e empedramento, prejudicando a qualidade de aplicação. É fundamental que os bags ou sacarias estejam sob paletes para evitar o contato direto com o chão.

Por fim, mas não menos importante, é necessário realizar um bom gerenciamento do estoque, garantindo que o fertilizante que entrou no estoque primeiro seja o primeiro a sair.

Dicas e cuidados para o armazenamento de fertilizantes

Apesar do armazenamento ideal dos fertilizantes ser em locais fechados, também é possível realizar tal prática em ambiente externo. Por isso, seguem abaixo algumas dicas e cuidados para executar essa ação

 Ambiente interno

O depósito ideal deve ser térreo e feito de material não inflamável, como concreto, tijolo e aço. Ele deve possuir estruturas de ventilação que ajudem a dissipar o calor e, em caso de incêndio ou decomposição, liberar os gases formados. O chão deve ter uma superfície nivelada, seca e regular, sem buracos, dutos e galerias que possam permitir o acúmulo de produto.

Os fertilizantes devem ser armazenados sobre paletes, em piso seco e com boa drenagem dentro de um armazém fechado. O telhado deve estar em perfeitas condições, para evitar o contato com a água.

Manter sempre o fertilizante a pelo menos 1 metro de distância de cabos elétricos e fontes de calor e uma distância de 5 metros de combustíveis e outros materiais inflamáveis. Por fim, recomenda-se que as pilhas de ensacados sejam separadas 1 metro entre os produtos e a parede, para facilitar a movimentação em caso de emergência e manter uma distância de no mínimo 1 metro do teto do armazém.

Com o objetivo de garantir a segurança e evitar danos, é recomendado que as pilhas de big bag sejam feitas em formato piramidal e a altura máxima permitida seja de 3 big bags empilhados (Imagem 1). Para sacos de 50 kg, a altura máxima de empilhamento não deve ultrapassar 20 sacos ou dois paletes de altura. Já para sacos de 25 kg, o número máximo de sacos permitido é 24 sacos ou três paletes.

A armazenagem de fertilizantes perto de outros materiais a granel que sejam incompatíveis, como por exemplo a ureia ao lado de fertilizantes à base de nitrato de amônio, não é recomendada. Deve-se mantê-los bem separados, principalmente a cal, e nunca misturar os fertilizantes.

Big Bags de fertilizantes empilhados em duas camadas, sobre paletes dentro do galpão de armazenamento.

Imagem 1. Armazenamento de Fertilizantes em Galpão

Ambiente externo

O armazenamento externo não é o ideal, porém ocorre com grande frequência, mas deve ser realizado em chão elevado, de superfície seca e suave.

Os fertilizantes devem ser armazenados sobre paletes para evitar o contato direto da sacaria ou big bag com o solo ou a água, especialmente em caso de chuva forte. Ao escolher os paletes, lembre-se de verificar se não estão danificados ou com farpas e pregos que possam danificar a integridade das embalagens.

Para garantir a estabilidade e segurança, os big bags devem ser armazenados em forma de pirâmide, respeitando a quantidade máxima de empilhamento de 3 bags (Imagem 2).

Com o intuito de preservar a qualidade física e química do produto, é indicado colocar uma camada de paletes vazios no topo da pilha, antes de recobrir com a lona, para evitar a deterioração do produto devido ao calor. Todos os fertilizantes armazenados externamente devem ser protegidos com duas camadas de lonas brancas. Para fixá-las bem em torno do produto, utilize cordas.

Não é recomendada a armazenagem ao ar livre de produtos que contenham nitrato de amônio, nitrato de cálcio e fórmulas que contenham estes fertilizantes.

Big Bags de fertilizantes empilhados em três camadas, sobre paletes e armazenado em lonas.

Imagem 2. Armazenamento de Fertilizantes em lonas

A Mosaic Fertilizantes é a primeira empresa do Brasil a usar big bags produzidos a partir de material reciclável. É muito mais que uma embalagem, é compromisso!

Explore o portfólio completo da Mosaic Fertilizantes.

Este artigo foi útil? Avalie

Média: 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhuma avaliação até o momento! Seja o primeiro a avaliar este post.

Loading...