Dicas para melhorar a adubação para o desenvolvimento radicular

24 jan, 2024
Agrônomo Robson Murate
- Tempo de Leitura: 4 minutos
Imagem de uma raiz com um porção de terra preta.

O desenvolvimento radicular é um processo fundamental para o crescimento saudável das plantas. Por meio desse mecanismo, as raízes se ramificam e se estendem em busca de água, nutrientes essenciais e estabilidade no solo.

O desenvolvimento radicular é influenciado por uma combinação de fatores, como a disponibilidade de água, a composição do solo e a interação simbiótica com microrganismos benéficos. Uma raiz bem desenvolvida proporciona uma base sólida para a planta se fortalecer, absorver nutrientes com eficiência e resistir a condições ambientais adversas, contribuindo para seu vigor e saúde geral.

Este tema é de seu interesse? Então continue lendo este artigo.

Desenvolvimento do sistema radicular

Como estratégia para adaptação ao ambiente e perpetuação da espécie, as plantas desenvolvem uma superfície excessivamente grande de raízes para minerar o solo em busca de água e nutrientes, devido a baixa mobilidade de alguns elementos e sua baixa concentração na solução.

Plantas com sistema radicular mais desenvolvidos são capazes de melhorar não só a absorção de água e nutrientes, mas também a tolerar mais intempéries climáticas, como altas temperaturas e veranicos e, consequentemente, preservando melhor o potencial produtivo.

Mas qual a contribuição da adubação para o desenvolvimento radicular? Esse é o tema que discutiremos agora.

Atributos físicos e químicos do solo

O equilíbrio entre os atributos do solo é primordial para o desenvolvimento pleno das raízes. Um solo com boa porosidade é um solo que tem volume suficiente de poros para armazenamento de ar (oxigênio) e água, imprescindíveis para o desenvolvimento radicular.

Solos densos (compactados) limitam o armazenamento de ar dificultando assim o desenvolvimento das raízes. Da mesma forma, solo com boa estrutura física, porém encharcados, também podem limitar o desenvolvimento do sistema radicular.

O atributo biológico do solo também contribui para a boa formação das raízes. A mucilagem é um material gelatinoso produzida pela atividade simultânea entre raízes e microflora associada, que pode facilitar a penetração ao solo e manter microrganismos ao redor das raízes, possivelmente pela sua principal constituição ser polissacarídeos.

Além disto, temos o exemplo da microbiota atuando na solubilização de formas insolúveis de nutrientes, como por exemplo, a oxidação do enxofre elementar ou mineralização do enxofre orgânico em sulfato para a absorção das plantas.

Funções dos nutrientes no desenvolvimento radicular

Além da boa estrutura física do solo e equilíbrio biológico, as plantas necessitam de um ambiente quimicamente equilibrado para um bom desenvolvimento radicular. Para isso, o primeiro passo seria a neutralização de elementos tóxicos, como por exemplo o alumínio (Al+3).

Plantas expostas em ambientes de alta concentração de alumínio, ocorre a redução do sistema radicular devido a inibição na divisão celular da raiz, contribuindo assim para uma maior dificuldade de absorção água e nutrientes, principalmente aqueles íons que o contato ocorre preferencialmente pelo processo de difusão, como (fósforo) P e (potássio) K.

Neste sentido, a correção de solo se faz necessário. Há duas ferramentas imprescindíveis para a neutralização do Al+3 no solo que é a utilização de calcário, visando a neutralização do alumínio em camadas mais superficiais e o gesso, que tem ação principalmente em profundidades maiores. Cada uma tem a sua ação específica, porém com resultados similares.

O calcário, além de neutralizar o alumínio, atua na correção das bases do solo, fornecendo cálcio e magnésio. Já o gesso, além de neutralizar o Al, fornece cálcio e enxofre em profundidades maiores, contribuindo assim para o condicionamento da subsuperfície do solo e estimulando o desenvolvimento das raízes em profundidade. Isso aumenta não só a capacidade de absorção de água e nutrientes, mas também a tolerância das plantas, principalmente a estresses abióticos, como a estiagem e as altas temperaturas.

Desenvolvimento radicular: adubação com fósforo

Você sabe qual seria uma boa adubação para o desenvolvimento radicular?

Pensando do ponto de vista nutricional sabe-se que N, P, K, Ca, Mg, B estimulam e ajudam a planta no bom desenvolvimento de raízes. Neste sentido, a utilização de um adubo multinutriente é desejável. Aliás, juntamente com fertilizante multinutriente, há possibilidade de incluir tecnologia e melhorar a adubação para o desenvolvimento radicular.

Pensando nisso, a Mosaic Fertilizantes disponibiliza ao mercado a linha Performa, que reúne em um único produto pelo menos duas tecnologias Mosaic. Um exemplo é a linha Performa Plus, que reúne o melhor de MicroEssentials® e Aspire® em um único produto, sinônimo de plantas bem nutridas e com sistema radicular mais desenvolvido. Contém nitrogênio amoniacal, fósforo de alta performance, potássio, enxofre e boro com liberação imediata e gradativa, proporcionando nutrição balanceada para plantas com raízes mais desenvolvidas.

Há também a linha Performa Neo, o melhor de MicroEssentials® e K-Mag®, que é constituída por N, P, K, S em duas formas e magnésio de alta solubilidade.

E para a máxima eficiência radicular, temos o Performa Full, que além destes nutrientes, há duas formas de boro, de liberação imediata e gradativa, nutrientes com tecnologia para alcançar altos tetos produtivos, apresentando maior tolerância a estresses climáticos, disponibilizando à população alimentos mais acessíveis e melhorando a rentabilidade no campo.

Em outras palavras, dispomos de informações e tecnologias para manter altos níveis de produtividade, lembrando sempre da importância do manejo do solo e da adubação para o desenvolvimento radicular.

Conheça o portfólio completo de produtos da Mosaic Fertilizantes, acesse no botão abaixo.

Produtividade e rentabilidade para sua lavoura

Este artigo foi útil? Avalie

Média: 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento! Seja o primeiro a avaliar este post.

Loading...