Fenologia refere-se à parte da botânica que estuda as diferentes fases do desenvolvimento das plantas, tanto a vegetativa (germinação, emergência, crescimento da parte aérea e das raízes) como também a fase reprodutiva (florescimento, frutificação e maturação), demarcando as épocas de ocorrência e as respectivas características de cada cultivo.
Esse tipo de estudo constitui uma ferramenta eficaz de manejo que possibilita identificar, por meio da observação dos caracteres morfológicos da planta, o momento fisiológico ao qual se encontram associadas as necessidades do vegetal que, uma vez atendidas, possibilitarão seu desenvolvimento pleno. É fundamentado em um sistema de letras e números (ou também somente por números) que são capazes de identificar cada fase de desenvolvimento da planta. Tal sistema é denominado “escala fenológica”.
Quando se acompanha a fenologia de um determinado vegetal, considera-se principalmente sua “idade fisiológica”, e não apenas sua “idade cronológica”, já que se algum fator atrasar ou adiantar o desenvolvimento da planta, a observação de determinada fase (como, por exemplo, a abertura da primeira flor) poderá ocorrer antes ou depois do tempo esperado.
Entender a fenologia e os estádios fenológicos ajudam os produtores a compreenderem melhor suas lavouras e checarem se o andamento, ou o crescimento, está acontecendo de acordo com a fase ou o tempo esperado.
Os especialistas da Mosaic Fertilizantes preparam imagens que são de fácil de entendimento e apresentam a fenologia de diferentes culturas, como: arroz, batata, café, algodão, cana-de-açúcar, trigo, soja, feijão e milho.
Além dessas imagens, aqui em nosso portal Nutrição de Safras, você encontra uma série de outros conteúdos relevantes para impulsionar sua lavoura e que te possibilitam produzir ainda mais em seu solo, sem considerar, é claro, expansões das áreas dedicadas para plantações.
Veja logo abaixo as imagens preparadas pela Mosaic Fertilizantes que apresentam os estádios fenológicos de diferentes espécies cultivadas nas plantações brasileiras: