Enxofre na planta: função, importância e como usar. Todas as dicas!

23 nov, 2023
Déborah Fernandes
- Tempo de Leitura: 5 minutos

O enxofre na planta é um elemento essencial que desempenha um papel crítico no metabolismo e no crescimento das culturas. Sua relevância vai além da simples nutrição das plantas, por afetar diretamente a qualidade e a produtividade dos cultivos agrícolas.

Compreender esses aspectos é fundamental para os agricultores por permitir otimizar o manejo nutricional das culturas e, assim, obter colheitas mais saudáveis e rentáveis.

Função do Enxofre nas Plantas

O enxofre na planta desempenha um papel fundamental, especialmente no metabolismo protéico das albuminas e nas reações enzimáticas. É um componente vital dos aminoácidos essenciais metionina e cistina, e está associado às vitaminas biotina e tiamina. 

Além disso, integra o acetil-CoA, composto central no ciclo de Krebs que realiza o metabolismo de lipídios, aminoácidos e carboidratos. É, também, parte importante da ferredoxina, uma molécula que transfere elétrons e está envolvida na fotossíntese, na fixação do nitrogênio atmosférico e na redução de compostos oxidados, como o nitrato. 

Na agricultura, ao garantir a presença de compostos sulfurados como fertilizantes, contribui para a melhoria da qualidade nutricional dos cereais, aumenta a excelência da farinha e a produção de sementes, influencia a qualidade do algodão e a produção de forrageiras. 

Ademais, esses compostos também desempenham um papel crucial no sabor e aroma dos alimentos, tornando as hortaliças mais macias e elevando o teor de sacarose na cana-de-açúcar. 

É importante ressaltar que não é o enxofre em sua forma pura, mas sim os compostos sulfurados, que são capazes de proporcionar esses benefícios. 

Além disso, esses compostos também contribuem para uma maior uniformidade, vigor e resistência das sementes, promovendo assim uma produção mais robusta e de alta qualidade.

Importância da Absorção Adequada de Enxofre

Quando as plantas enfrentam desafios na absorção adequada de enxofre, uma série de sintomas se manifestam. Tais como:

  • Redução no tamanho das folhas mais novas;
  • Caules lenhosos, rígidos e de pequeno diâmetro;
  • Coloração verde-amarelada nas folhas mais novas;
  • Atraso na floração e na maturação de sementes e frutos.

A escassez de enxofre prejudica o crescimento, reduz a qualidade nutricional, diminui o teor de nutrientes, aumenta a suscetibilidade a pragas e doenças e reduz a tolerância ao estresse ambiental, resultando em menor rendimento e qualidade geral dos cultivos.

Fontes de Enxofre para Plantas

Uma estratégia para garantir o suprimento ideal de enxofre é o uso de fontes de liberação gradual como o enxofre elementar (S₀) ao solo. No entanto, Essa forma de enxofre  passa por um processo de oxidação para se converter em sulfato.

Essa transformação ocorre na presença de microrganismos do solo, como as bactérias do gênero Thiobacillus, por exemplo.

Ilustração de ciclo simplificado do Enxofre no solo.
Fonte: Vitti et Al., 2015 IPNI.

Fertilizantes Ricos em Enxofre

Outra maneira de fornecer enxofre às plantas é através de fertilizantes ricos em enxofre, incluindo:

  • Sulfato de Potássio;
  • Superfosfato Simples (SSP).
  • Enxofre elementar (Sº).

Como Aplicar Fertilizantes com Enxofre

A aplicação de fertilizantes ricos em enxofre é uma prática fundamental que garantirá altas produtividades das lavouras. Recomendações de adubação devem considerar fatores regionais, tipo de cultura, produtividade esperada e qualidade dos fertilizantes.

Por norma, as doses típicas de enxofre variam de 20 a 40 kg/há, podendo chegar a 50 kg/há, dependendo do tipo de cultura e do teor de enxofre no solo.

Boas práticas incluem: 

  • Análise e manejo de solo adequados;
  • Avaliação das exigências da cultura;
  • Aplicação da quantidade adequada de fertilizante;
  • Estudo sobre a melhor época de acordo com sua cultura.

Em todos os casos, é de extrema importância a consulta a um especialista para orientar no manejo agrícola adequado. 

 Métodos de Aplicação

A aplicação mais recomendada de enxofre é via solo, dado que é um nutriente absorvido pelas raízes das plantas. A aplicação foliar também é viável, contudo, deve ser feita com precaução para prevenir a queima das folhas.

A aplicação via solo representa a forma mais eficaz de prover enxofre às plantas, assegurando que o nutriente esteja acessível às raízes durante todo o ciclo de crescimento. Por outro lado, a aplicação foliar é uma alternativa eficaz para fornecer um suplemento de enxofre em casos de deficiência do nutriente.

Dosagem Recomendada

  • 30 kg/ha para culturas anuais
  • 30 a 40 kg/ha para culturas perenes
  • 50 kg/ha para cana-de-açúcar
  • 20 a 30 kg/ha para pastagens, 40 a 50 kg/ha para hortaliças
  • 30 kg/ha para reflorestamento (STIPP; CASARIN, 2010)

É crucial destacar que essa recomendação deve ser feita após uma análise do solo e uma compreensão da meta de produtividade. Além disso, ela deve ser fornecida por um profissional especializado na área.

Os melhores fertilizantes para o solo

Fica evidente que o enxofre como fertilizante desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na saúde das plantas. Diante desse desafio, os especialistas de Nutrição de Safras da Mosaic se dedicaram ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que superassem esse obstáculo.

Essas soluções reúnem fósforo de alto desempenho e combinações de enxofre, tanto na forma de sulfato quanto elementar, em um único grânulo, garantindo o suprimento durante todo o ciclo da cultura. Conheça mais detalhes.  

Performa Neo

Para alcançar enraizamento sólido, início vigoroso, lavouras resistentes e produtos de alta qualidade, a escolha de um bom fertilizante é fundamental. E o Performa Neo, foi desenvolvido para isso.

Com uma fórmula multinutrientes composta por nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), magnésio (Mg) altamente solúvel e enxofre (S) de alta qualidade, ele promove o crescimento saudável das plantas.

Performa Plus

Estudos evidenciam que um suprimento adequado de boro pode aprimorar a eficácia da utilização de potássio pelas plantas. 

Com isso, o Performa Plus se destaca ao fornecer enxofre ao longo de todo o ciclo das culturas, incorporando tecnologia de ponta Nutriform para o fornecimento de boro. 

Essa inovação envolve duas fontes de boro (B), com liberação imediata e gradativa, combinadas com a fonte potássica. Além disso, o Performa Plus contém nitrogênio amoniacal, fósforo de alto desempenho e potássio.

Performa Full

O Performa Full combina as tecnologias líderes da Mosaic, e também proporciona o fornecimento contínuo de enxofre (S) e boro (B) ao longo do ciclo das culturas. 

Com a presença de enxofre, observa-se uma nutrição para as plantas mais eficaz, resultando em exemplares mais robustos, capazes de alcançar seu máximo potencial produtivo e com maior resistência a estresses ambientais, resultando em produtos de melhor qualidade.

Performa Ultra

O Performa Ultra conta com uma abordagem única com enxofre na forma de sulfato, altamente solúvel, para aprimorar a adubação de base. Esta fórmula incorpora duas formas de potássio, boro com liberação imediata e gradual, e magnésio para plantas altamente solúvel. 

Conhecida por promover plantas mais resistentes a estresses, lavouras mais vigorosas, um melhor estabelecimento de flores, a linha Ultra garante um enchimento adequado e peso dos grãos.

Saiba mais 
Fosforo, combustível da lavoura – Webinar
Fertilização e produtividade na lavoura – Webinar

Outras dúvidas sobre esse assunto

Confira outras perguntas mais frequentes sobre enxofre na planta e encontre as respostas. 

Pode colocar enxofre em qualquer planta?

É possível aplicar enxofre em muitas plantas, mas a necessidade de enxofre varia de acordo com o tipo de planta e as condições do solo.

O que a falta de enxofre causa na planta?

A deficiência de enxofre pode levar a vários problemas nas plantas, incluindo folhas amareladas, crescimento retardado, redução na produção de frutos e flores, além de diminuição na qualidade dos produtos colhidos.

Como saber se a planta precisa de enxofre?

Sintomas como o baixo desenvolvimento de folhas novas, folhas amareladas e a morte delas podem ser indicativos de deficiência de enxofre. No entanto, é recomendável realizar uma análise de solo e consultar um especialista em cultivo, para uma avaliação precisa.

Deseja saber mais sobre as soluções Mosaic? Fale com um de nossos especialistas e entenda como nossos produtos podem ajudar na produtividade do campo.

Este artigo foi útil? Avalie

Média: 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhuma avaliação até o momento! Seja o primeiro a avaliar este post.

Loading...