Dentro da agricultura, existem diferentes formas de fazer o cultivo das culturas. Mas uma coisa em comum é a necessidade do manejo do solo, a fim de prepará-lo para o plantio das lavouras.
Existem dois tipos de cultura: a cultura anual ou chamada de ciclo curto e a cultura perene chamada de ciclo longo.
De acordo com a Embrapa, alguns exemplos de culturas anuais cultivadas são:
E as culturas perenes cultivadas são:
- laranja;
- manga;
- caju;
- banana;
- cacau;
- café;
- mamão;
- abacate;
- pupunha;
- cupuaçu;
- coco.
O termo perene representa algo permanente ou que dura vários anos. Por isso, esse tipo de lavoura é aquela que, após ser plantada e concluir um ciclo produtivo, não precisa ser replantada.
Na maioria das vezes, esses plantios envolvem árvores frutíferas. Dessa forma, como apenas os frutos são colhidos, não existe a necessidade de realizar novos plantios. Portanto, a lavoura pode levar mais tempo para ser renovada, garantindo um longo período de trabalho.
Como mencionado anteriormente, independente do tipo de cultura, é preciso realizar o manejo do solo e torná-lo o mais adequado possível para a plantação.
Continue lendo o nosso artigo para entender um pouco mais sobre as técnicas de calagem e adubação.
O que é como fazer calagem?
Com o investimento correto em tecnologias para o solo e novas técnicas de manejo, além de modelos comprovados de cuidados com as lavouras, é possível alcançar melhores resultados de produtividade.
Uma dessas técnicas é a calagem!
De modo geral, a calagem é uma etapa de manejo do solo que tem como objetivo diminuir a acidez e garantir que o solo terá teores adequados de cálcio e magnésio para a plantação.
Mas como fazer calagem?
As recomendações gerais é que o processo seja realizado cerca de três meses antes do começo da plantação.
O calcário deve ser aplicado de maneira uniforme no solo e com uma profundidade que pode variar entre 0 e 20 centímetros.
Caso a calagem seja feita da maneira tradicional, o passo seguinte é o arado e a gradagem do solo. Entretanto, caso o produtor opte pelo sistema de plantio direto, não é feita a incorporação.
No nosso e-book “Meu Solo Mosaic” você encontra em detalhes todas essas técnicas!
Importância do manejo do solo
Um manejo eficiente do solo garante uma boa produtividade durante os plantios atuais e dá a possibilidade da manutenção da fertilidade, garantindo uma vida útil muito maior para a área e assegura as produções agrícolas futuras.
Portanto, o processo é indispensável para os produtores que desejam mais produtividade em seus plantios.
Além disso, outra prática que não pode deixar de ser feita é a adubação. Ela deve respeitar fatores como a região, cultura cultivada, índices de produtividade almejados e capacidade do produtor.
Busca por uma gestão que integra eficiência e sustentabilidade? Explore o Performa Bio e saiba mais sobre como podemos auxiliar na realização de suas metas de forma ecológica.