Adubação de Cobertura: mão com fertilizante de fósforo e potássio

Entenda como funciona a adubação de cobertura de fósforo e potássio

Adubação de Cobertura: mão com fertilizante de fósforo e potássio

6 min para ler

Adubação de Cobertura: mão com fertilizante de fósforo e potássio


Você sabia que a adubação de cobertura é uma das etapas que mais contribui para o maior custo de produção da lavoura? Além disso, ela é uma etapa técnica muito importante no desenvolvimento da plantação. 

Portanto, para otimizar os custos e aumentar a produtividade da lavoura é necessário conhecer alguns pontos em relação à absorção dos nutrientes. Neste conteúdo, reunimos as principais questões sobre o tema.

Aqui, você vai entender o que é este processo indispensável para a manutenção do solo, quando realizá-lo e, ainda, conhecerá 4 dicas eficazes no preparo de adubação de fósforo e potássio. Confira!

O que é uma adubação de cobertura?

A adubação de cobertura é um método aplicado para manter o nível de nutrientes do solo durante a produção da lavoura — é um dos fatores técnicos mais importantes da produção. 

O processo pode ser feito de maneira mineral ou orgânica, mas já vem sendo realizado na agricultura há muito tempo. Isso porque durante a dinastia de Chou (1134-247 a.C.), na China Antiga, já se usava uma espécie de adubo verde como fertilizante para o solo.

Geralmente, o nitrogênio é o principal nutriente na adubação de cobertura. Afinal, é o macronutriente mais consumido pelas plantas, sendo responsável pelo metabolismo vegetal.

Em segundo lugar, temos o potássio. Este mineral, entre inúmeras outras importantes funções, regula o gás carbônico das plantas. Isto é, as plantas precisam dele para respirar e movimentar água. Juntos, esses elementos agem no crescimento e fortalecimento da vegetação.

Como o solo brasileiro é naturalmente deficiente em fósforo, esse é outro nutriente considerado fundamental na adubação de cobertura. Deste modo, ele contribui na produção da energia necessária para o desenvolvimento das plantas.

No entanto, na adubação de base, o fósforo entra como elemento secundário. Isso porque o momento em que as plantas mais precisam de energia acontece principalmente durante a produção de flores ou frutos.

Quando é realizada a adubação de cobertura?

A aplicação de adubo de cobertura é realizada quando os níveis de nutrientes do solo se encontram abaixo do desejado ou em plantações sem histórico de informações nutricionais do seu solo. Neste último caso, a cobertura servirá para manter o solo com um padrão de nutrientes seguro, enquanto o produtor aguarda a análise de fertilidade, visto esta ser uma etapa fundamental para garantia de altas produtividades.

Diante disso, a adubação de cobertura acontece em diferentes épocas do ano, conforme cada plantação e região.

Por exemplo, a cultura do milho demanda uma quantidade necessária de nitrogênio no solo. Neste caso, a cobertura ocorre quando o milho se encontra com 2 a 4 folhas, porque é neste estágio que a plantação define o potencial produtivo.

Em outras palavras, a demanda por nutrientes varia conforme a planta. Isso significa que a aplicação de adubo de cobertura serve para manter a fertilidade da área e o potencial produtivo da cultura. Logo, o período correto da aplicação depende do tipo de vegetação e da região.

Nesse contexto, é muito importante saber o momento certo de fornecer as quantidades corretas e necessárias para o solo. Afinal, ao longo do tempo ele acaba empobrecendo.

Para exemplificar essa situação, pense na cultura da soja. Para cada tonelada desta cultura, o produtor retira 20 kg de potássio. Assim, em uma produção de 4 toneladas de soja, extrai-se 80 kg de potássio do solo.

Isso quer dizer que a adubação de cobertura serve para garantir que as plantas recebam todos os nutrientes necessários para crescer e produzir conforme seu potencial máximo. Contudo, isso só acontece quando os nutrientes são fornecidos no momento certo.

Como fazer um plano de adubação de cobertura para P e K?

O primeiro passo é calcular a quantidade necessária na manutenção. Para isso, os produtores precisam saber a quantidade total de fósforo (P) e de potássio (K) exportados e extraídos desde a última aplicação ou por meio de uma análise do solo.

Como a manutenção é um fator fundamental para a gestão de nutrientes e o crescimento da plantação, confira a seguir algumas dicas para te ajudar a fornecer a quantidade necessária desses elementos.

1. Olhe o histórico para melhor acuracidade

Em geral, muitos produtores conduzem a adubação de cobertura conforme a produtividade esperada das safras de sucesso. Isto é, visando o resultado. Entretanto, as produtividades das safras futuras são desconhecidas.

Diante disso, para melhorar a acuracidade, verifique os históricos de aplicações de fósforo e potássio das safras colhidas. Assim, você conseguirá fornecer a quantidade correta de fertilizantes, evitando a falta ou o excesso no momento da aplicação.

2. Determine sua meta para os níveis de nutrientes

Para garantir os níveis adequados de nutrientes no solo, identifique se as análises de solos são atuais e estão refletindo os valores reais dos nutrientes presentes. Deste modo, as áreas de baixa fertilidade continuarão assim e as de alta se manterão também.

Em contrapartida, se você busca diminuir os níveis do solo, aplique menos nutrientes do que sua última extração. Para aumentá-los, basta aplicar mais fertilizantes.

3. Conheça os riscos financeiros

A curto prazo, nem sempre a adubação de cobertura apresentará a melhor lucratividade. Afinal, em solos com altos níveis de nutrientes, a resposta da lavoura não será tão alta e o aumento do lucro será menor.

No entanto, em solos com baixos níveis de nutrientes, a produtividade, assim como o lucro, tem maiores chances de ser alta. Na prática, em solos de níveis de fertilidade baixíssimos, a lucratividade pode ser perdida.

4. Conheça os riscos para análise de solo

Esta última dica se refere à variabilidade dos testes. Para isso, certifique-se dos resultados. Assim, você evita excessos de corretivos no solo da lavoura. Desta forma, os produtores melhoram suas decisões em relação à sua plantação.

Isso porque algumas aplicações de manutenção em solos com altos níveis de nutrientes em busca de uma possível resposta extra pode passar despercebida em análises de fertilidade em áreas específicas.

Adube sua lavoura

Como você viu aqui, a adubação de cobertura é um processo indispensável para que a lavoura apresente bons rendimentos e a planta atinja sua produção máxima. No entanto, existem alguns cuidados durante esse procedimento.

O tempo certo de aplicação e os nutrientes necessários para cada fase são fatores que precisam de atenção para garantir um manejo correto durante a adubação. Afinal, todo solo necessita dessa reposição de nutrientes.

Portanto, para facilitar este procedimento, conheça o MicroEssentials, a linha de fertilizantes que prepara o seu solo e aumenta a sua produção.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Mosaic_micro_Mobile-18.jpg

Tags

Comece agora a aumentar a sua produtividade!