Disponibilidade de Nutrientes x pH do Solo

A planta é feita de nutrientes. Três deles são encontrados no ar: Oxigênio (O), Hidrogênio (H) e o Carbono (C). Outros 14 nutrientes minerais essentiais deverão ser absorvidos pelas raízes tendo o solo como principal fonte.

Os solos brasileiros, altamente intemperizados, possuem naturalmente alta acidez e baixa concentração de nutrientes. Por este motivo, o manejo agronômico da fertilidade do solo visa, de forma eficiente e sustentável, reduzir a acidez e aumentar a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

O primeiro passo para a construção da fertilidade é o ajuste do pH do solo. A correção da acidez a valores próximos a 6, possibilitará o aumento da disponibilidade dos nutrientes, uso eficiênte de fertilizantes e favorável ambiente para a microbiota do solo. No esquema interativo é possível observar as mudanças na disponibilidade dos diferentes nutrientes de acordo com as faixas de pH do solo.

pH 4,0

“Lembre-se: A adubação começa com a análise do solo, continua com a calagem e termina com a aplicação do adubo adequado.” (ANDA)

Loading...