O trigo é um dos cereais mais cultivados no mundo, juntamente com o arroz e o milho. Graças ao aprimoramento genético e ampla adaptação edafoclimática, o trigo pode ser cultivado em diversas regiões do planeta.

No Brasil, o cultivo do trigo encontra-se em maior concentração nos estados PR, SC e RS. Nestas regiões, o risco de geadas na fase vegetativa e chuvas na colheita contribuem para que o clima seja considerado como um dos principais adversários da cultura.

Apesar de mais concentrado na região sul, o trigo também é cultivado, em menor quantidade, na região central (MG, GO, DF, MS e BA) e tem se mostrado um importante parceiro na rotação de culturas, principalmente na sucessão ao cultivo da soja, pois contribui efetivamente na manutenção e/ou melhoria da fertilidade química e física do solo, o que colabora com o controle de doenças, pragas e plantas daninhas, em busca de sistemas agrícolas sustentáveis (Embrapa).

Apesar do alto risco ligado ao clima, a cultura do trigo tem alcançado elevadas produtividades, o que tem melhorado significativamente a lucratividade desta cultura.

Um dos principais fatores que tem contribuído para este resultado positivo é o emprego de novas tecnologias no campo. A utilização de genéticas mais adaptadas às condições climáticas regionais, associada a uma adubação de trigo adequada tem se mostrado a parceria ideal para o atingimento de elevados patamares produtivos.

A assertiva escolha do fertilizante garantirá um aumento no perfilhamento, incremento no número de espigas e nutrientes suficientes para o enchimento dos grãos.

Com o objetivo de atender às necessidades das culturas e dos agricultores a Mosaic Fertilizantes desenvolveu o Microessentials.

Criado em um processo exclusivo e patenteado, Microessentials é um fertilizante de alta performance que libera o enxofre de maneira gradual, desde a emergência até a colheita. Isso é possível graças às duas formas de enxofre presentes no produto (parte de liberação imediata e parte de liberação gradual). Além do enxofre este fertilizante entrega fósforo de excelente qualidade e solubilidade e nitrogênio amoniacal, nutrientes decisivos na adubação de trigo.

Bem nutridas desde o início, as plantas respondem com rápido desenvolvimento inicial e definem um potencial produtivo mais elevado.

Investir em manejos que proporcionem maiores produtividades e qualidade desde o início contribui para que a lavoura mantenha uma alta performance e seja menos impactada pelas condições ambientais. Ainda não dá para escolher o clima ideal, mas o fertilizante ideal, sim!

Fernando Hansel e Lucas Codognotto
Equipe Mosaic Fertilizantes

Fontes:
https://www.embrapa.br/trigo/busca-de-noticias/-/noticia/23416523/artigo—a-importancia-do-trigo-para-a-sustentabilidade-da-agricultura-brasileira

Loading...