A cultura da cana-de-açúcar é hoje uma das culturas plantadas em maior área no Brasil, ocupando aproximadamente 8,5 milhões de hectares, tendo os estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná com as maiores áreas plantadas.

Por se tratar de uma cultura semi-perene, a cana-de-açúcar é plantada uma vez e após 12 a 18 meses se tem a primeira colheita. Após a primeira colheita, a cana rebrota e a cada ano é feita uma colheita nesta mesma área. As rebrotas podem ser conduzidas por diversos anos, de acordo com a produtividade e a qualidade em que se conduz o canavial.

Um ponto muito importante na cultura da cana-de-açúcar se dá no momento do plantio, pois quando se tem uma planta bem adubada, ela se estabelecerá bem no campo e proporcionará maiores produtividades não somente em um corte, mas sim durante todo o ciclo da lavoura.

Fontes de Nutrientes na Cana

Em se tratando da adubação de plantio, um dos nutrientes aplicados em maior quantidade é o fósforo, visto que esta é a única oportunidade de colocar este nutriente, de baixa mobilidade no solo, no fundo do sulco de plantio.

Diversas fontes de fósforo são utilizadas, mas é preciso saber que as fontes fosfatadas apresentam grandes diferenças entre si. A fonte fosfatada que a Mosaic Fertilizantes recomenda, acompanha plantios e colhe os melhores resultados é a fonte MicroEssentials.

Com MicroEssentials, a Mosaic Fertilizantes acompanhou diversos campos plantados com cana-de-açúcar e o resultado foi de produzir na média 11 toneladas a mais que fontes convencionais, como MAP, super simples ou outras fontes.

Esse resultado é fruto de diversas características do produto, que o tornam único no mercado e trazem excelentes benefícios ao produtor rural.

Benefícios do MicroEssentials

As características exclusivas do MicroEssentials se dão por conter nitrogênio, fósforo e enxofre (na forma de sulfato e elementar) no mesmo grânulo, alta solubilidade e eficiência dos nutrientes.

Estas características permitem que a planta absorva facilmente os nutrientes contidos no MicroEssentials, além de fornecer o enxofre durante todo o ciclo da cultura, deixando assim as plantas mais bem nutridas em relação a plantas adubadas com fontes convencionais.

MicroEssentials também tem caracterísiticas físicas exclusivas que o fazem diferente de fontes convencionais, como alta dureza de grânulos, homogeneidade granulométrica e baixo índice de pó.

Estas características proporcionam ao usuário de MicroEssentials que o fertilizante não grude nas roscas dos equipamentos, não quebre no transporte ou mesmo na aplicação e também que o produto que foi recomendado seja aplicado na dose correta.

Com isso, quem usa MicroEssentials tem uma melhor adubação fosfatada do seu canavial e assim um melhor estabelecimento da cultura, conseguindo um aumento da produtividade logo no primeiro ano, aliado a um bom rendimento de plantio.

Quer saber como fazer a Nutrição Mineral adequada para a cana-de-açúcar? Clique aqui e confira agora mesmo.

Bruno Benatti

Loading...