Blog

Estádios Fenológicos

Acompanhe os estádios fenológicos de diferentes espécies cultivadas.

Fenologia refere-se à parte da botânica que estuda as diferentes fases do desenvolvimento das plantas, tanto a vegetativa (germinação, emergência, crescimento da parte aérea e das raízes) como a reprodutiva (florescimento, frutificação e maturação), demarcando as épocas de ocorrência e as respectivas características.

Constitui ferramenta eficaz de manejo que possibilita identificar, por meio da observação dos caracteres morfológicos da planta, o momento fisiológico ao qual se encontram associadas as necessidades do vegetal que, uma vez atendidas, possibilitarão seu desenvolvimento pleno. É fundamentada em um sistema de letras e números (ou somente por números) que identificam cada fase de desenvolvimento da planta. Tal sistema é denominado “escala fenológica”.

Quando se acompanha a fenologia de uma determinado vegetal, considera-se principalmente sua “idade fisiológica”, e não apenas sua “idade cronológica”, já que se algum fator atrasar ou adiantar o desenvolvimento da planta, a observação de determinada fase fenológica (como, por exemplo, a abertura da primeira flor) poderá ocorrer antes ou depois do tempo esperado.

A seguir serão apresentados os estádios fenológicos de diferentes espécies cultivadas:

Fenologia da Batata
Fenologia do Arroz
Fenologia do Café
Fenologia do Algodão
Fenologia da Cana de Açúcar
Fenologia do Trigo
Fenologia da Soja
Fenologia do Feijão
Fenologia do Milho
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Performa Full

Composição: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Enxofre e Boro

Benefícios: Toda a expertise e tecnologia exclusiva da Mosaic Fertilizantes em um único produto. Uma combinação desenvolvida com o equilíbrio perfeito entre MicroEssentials, K-Mag e Aspire, que oferece todos os nutrientes para nutrir sua lavoura do plantio a colheita, facilitando todo processo operacional.

Performa NEO

Composição: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Enxofre e Magnésio

Benefícios: Um blend poderoso e equilibrado com melhor do MicroEssentials e K-Mag. Performa Neo é a solução para a construção do potencial produtivo com maior arranque inicial e desenvolvimento radicular mais vigoroso. Com baixo teor de cloro, favorece a emergência das plantas e o estabelecimento da microbiota do solo. Aumento da fotossíntese e tolerância das plantas a estresse.