Extração e Exportação de Nutrientes

Considerando que os solos agrícolas brasileiros em sua maioria possuem baixa fertilidade natural, a realização da adubação é necessária a fim de suprir a demanda nutricional da cultura para expressar todo o seu potencial produtivo.

A nutrição vegetal baseia-se principalmente da extração e exportação dos nutrientes do solo. Sendo que a extração é a quantidade total de determinado nutriente para produção da planta toda (parte aérea e raiz). Já a exportação é referente a quantidade de determinado nutriente retirado pelo produto colhido (grãos, frutos, colmo, etc).

Desta forma, as recomendações das culturas são baseadas em resultados de pesquisa e experiência técnica. Assim, a partir da extração e exportação dos nutrientes para determinada produtividade é possível estimar as quantidades de nutrientes a serem utilizadas.

Com a ferramenta abaixo selecione a cultura e a produtividade estimada. Na sequência, serão indicadas as quantidades dos nutrientes necessários para a adubação de restituição dos elementos extraídos e exportados do solo.                            

DemandaNP2O5K2OCaMgSBCuFeMnMoZn
Kg/hag/ha
Extração------------
Exportação------------
Índice de Colheita(%)------------
Loading...