Inteligência artificial na agricultura: conheça os benefícios

9 fev, 2024
Larissa Rossifini da Silva
- Tempo de Leitura: 4 minutos
IA na agricultura, uso de mini robô e tablet para mapear a plantação.

A inteligência artificial na agricultura pode ser de grande auxílio para os produtores rurais. Ela é capaz de detectar pragas, doenças e deficiências nutricionais, entre outras aplicações. Descubra como essa tecnologia pode contribuir para a produção de alimentos!

Neste artigo, abordaremos esse tema com mais detalhes. Confira

Quais são as aplicações da inteligência artificial na agricultura?

Temos um desafio enorme para enfrentar com o crescimento populacional que já atingiu cerca de 8 bilhões de pessoas no mundo e consecutivamente a necessidade do aumento da produção na agricultura, que segundo a ONU, deverá ter um aumento de 70% para suprir essa demanda.

Para enfrentar esse novo cenário com diversas incertezas, os produtores precisam de novos recursos e tecnologias que possam contribuir para uma produção mais sustentável, rápida e lucrativa. A inteligência artificial (IA) é uma forte aliada para a entrega desses esperados resultados, utilizando a mesma quantidade de área de terra, pois com as diversas variáveis analisadas pela IA, ela é capaz de garantir tomadas de decisões complexas.

No processo, os agricultores podem utilizar a inteligência artificial para detectar pragas, doenças e desnutrição das plantas. Além disso, os sensores de IA podem identificar e direcionar ervas daninhas, decidindo qual herbicida usar na área apropriada. Esses sensores ajudam a prevenir o uso excessivo de herbicidas e o acúmulo de toxinas nos alimentos do dia a dia. Utilizando inteligência artificial, os agricultores também estão criando modelos de previsão sazonal para melhorar a precisão e a produtividade agrícola.

Você sabe onde a IA pode atuar na agricultura?

A atuação da inteligência artificial na agricultura é bastante variada, podendo ser aplicada em diversos setores. A seguir, será especificado as áreas de maior destaque.

Monitoramento da lavoura

Um grande avanço na tecnologia de monitoramento das lavouras foi a chegada dos drones. Dentre todas as funções desses dispositivos, destaca-se a capacidade de monitorar as lavouras, proporcionando uma visão privilegiada da área.

Com todas as informações obtidas, os agricultores podem tomar ações imediatas. A tecnologia de visão computacional, aplicada por meio dos drones, pode ser usada em áreas como detecção de doenças, preparação e identificação de colheitas, gerenciamento de campo e mapeamento de solos.

Essas tecnologias avançadas, como a detecção remota e a digitalização a laser 3D, são extremamente úteis e podem fornecer indicadores das culturas em milhares de hectares de terras agrícolas. Além disso, podem provocar mudanças revolucionárias, e esses esforços são supervisionados pelos agricultores.

Com a ajuda de soluções emergentes, agricultores e agronegócios podem tomar melhores decisões durante o processo de plantio e avaliar diversos fatores, como condições climáticas, temperatura, uso de água ou condições do solo em tempo real

Previsões Meteorológicas

Em vez de dependerem apenas das previsões meteorológicas regionais, os agricultores têm agora acesso às previsões de temperatura, vento, radiação solar e precipitação. O sistema é baseado em informações de propriedades locais.

É mais fácil saber exatamente quais partes de uma cultura requerem maior irrigação ou uso de fertilizantes – uma técnica comum na agricultura de precisão.

Veículos autônomos

Quando se fala em máquinas agrícolas, já existem protótipos de tratores telemáticos, ou seja, possuem direção automática. Mas a inteligência artificial levará esta automação a outro nível.

Em caso de chuva forte, esses veículos poderão decidir interromper suas atividades, como alterar o trajeto e seguir para um local mais adequado. O processo pode ser acompanhado remotamente pelo produtor e seus colaboradores via smartphone.

Veículos terrestres não tripulados podem identificar ameaças com base em padrões analisados ​​em enormes bases de dados e podem aplicar pesticidas com precisão nas culturas, sem qualquer interferência humana direta.

Da mesma forma, colheitadeiras inteligentes de culturas perenes, como café ou laranja, podem circular pelas plantações e identificar frutas maduras e descartar aquelas que estão podres ou apresentam alguma irregularidade. 

Desafios Futuros

A inteligência artificial fez grandes progressos nas últimas duas décadas e espera-se que este processo se acelere dia a dia. Porém, para conquistar verdadeiramente o ambiente rural, você precisará enfrentar alguns desafios.

A principal delas é o grande número de variáveis ​​envolvidas no campo. Os humanos tentam controlar a natureza desde os primórdios da civilização, mas mesmo depois de todo esse tempo, coisas imprevisíveis ainda acontecem no trabalho rural.

Além de exigir enormes quantidades de poder computacional para calcular probabilidades, muitas das incertezas na agricultura só podem ser verdadeiramente resolvidas quando as técnicas de aprendizagem automática estiverem totalmente aperfeiçoadas. Em outras palavras, as máquinas exigem mais experiência de campo para construir bancos de dados extensos e confiáveis.

Uma vez alcançado este objetivo, a agricultura poderá dar um passo gigantesco: a gestão do solo e das culturas será melhorada através de previsões detalhadas, o que tornará a agricultura de precisão mais eficiente, otimizando a utilização de recursos e maximizando os resultados.

Os veículos autônomos também deverão ser multiplicados, reduzindo a interferência humana direta no local e aumentando a regularidade da produção. Afinal, as máquinas nunca se cansam ou cometem erros por distração.

A inteligência artificial na agricultura não é um tema do futuro. Além das aplicações que já existem hoje, também é importante que os fabricantes entendam as tendências dos próximos anos para não perderem competitividade neste ramo.

A Mosaic Fertilizantes desenvolveu a Fer, uma inteligência artificial (IA) treinada para fornecer informações e suporte aos produtores rurais.

Com a Fer, você pode esclarecer todas as suas dúvidas sobre o portfólio de produtos da Mosaic, saúde do solo, manejo de culturas, clima e outras questões relacionadas ao mundo agropecuário. Ela está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia. Quer saber mais detalhes? Converse com a Fer!

CTA do chatbot Fer via WhatsApp

Este artigo foi útil? Avalie

Média: 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhuma avaliação até o momento! Seja o primeiro a avaliar este post.

Loading...