Blog

O processo de construção do perfil de solo

Antes de falarmos sobre o manejo e construção de perfil de solo, é importante entendermos o que é o solo.

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo descreve solo como um corpo natural, resultante do intemperismo das rochas e que desempenha uma série de funções relacionadas com o crescimento das plantas, ou seja, o solo é um organismo vivo.

Para a agricultura, um solo somente apresenta alta qualidade quando suas funções permitem que o crescimento das plantas seja elevado e sustentado. 

E quais são as “funções” de um solo?

  •   suportar e favorecer o crescimento das raízes das plantas
  •   permitir as trocas gasosas
  •   receber, reter e suprir água e nutrientes para as plantas e animais.

É por isso que precisamos garantir que o solo desempenhe todas as funções para somente assim alcançar altas produtividades. E é exatamente por isso que o sistema plantio direto vem se destacando como uma das estratégias mais efetivas para melhorar a sustentabilidade da agricultura em regiões tropicais e subtropicais. Iniciou como uma técnica de manejo com o simples objetivo de controle de erosão hídrica, evoluindo para um sistema complexo e ordenado de produção agrícola.

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) promove anualmente o Desafio Anual de Máxima Produtividade da Soja e os resultados obtidos são surpreendentes, alcançando produtividades acima de 100-120 sacas/ha.

E qual o segredo para essas produtividades? os cases campeões apresentam pelo menos três características em comum:

  1.     o uso contínuo de calcário e gesso agrícola
  2.     solos com baixa resistência à penetração
  3.     rotação e diversificação de culturas

Essas características promovem alterações químicas, físicas e biológicas no solo, contribuindo assim para o aumento dos teores de matéria orgânica, da atividade da micro e mesofauna e crescimento e melhor distribuição do sistema radicular das plantas ao longo do perfil do solo. 

Está em busca de altas produtividades? essas são as estratégias para iniciar a construção do perfil do solo:

  1.     produção de palhada com diversificação de culturas
  2.     correção da acidez com calcário
  3.     uso de gesso agrícola  

Para mais informações, assista a 1ª Temporada do canal nutrição de safras: Desmistificando o Campo:

Sendo assim, é importante entender que a construção de perfil de solo passa primeiramente por uma decisão do agricultor, e em seguida, por um processo de mudanças de conceitos e muitas vezes de manejo.

Fernando Guerra
Engenheiro Agrônomo – Dr. em Solos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Performa Full

Composição: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Magnésio, Enxofre e Boro

Benefícios: Toda a expertise e tecnologia exclusiva da Mosaic Fertilizantes em um único produto. Uma combinação desenvolvida com o equilíbrio perfeito entre MicroEssentials, K-Mag e Aspire, que oferece todos os nutrientes para nutrir sua lavoura do plantio a colheita, facilitando todo processo operacional.

Performa NEO

Composição: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Enxofre e Magnésio

Benefícios: Um blend poderoso e equilibrado com melhor do MicroEssentials e K-Mag. Performa Neo é a solução para a construção do potencial produtivo com maior arranque inicial e desenvolvimento radicular mais vigoroso. Com baixo teor de cloro, favorece a emergência das plantas e o estabelecimento da microbiota do solo. Aumento da fotossíntese e tolerância das plantas a estresse.