Batatas fora do saco, deixadas em cima do solo amarronzado.

Segredos revelados: domine o preparo do solo para plantar batata com sucesso

Batatas fora do saco, deixadas em cima do solo amarronzado.

6 min para ler

Batatas fora do saco, deixadas em cima do solo amarronzado.

Você sabe qual tipo de preparação do solo é necessária antes de plantar batata?

A batata é fundamental para agricultura, ela ocupa o pódio como a terceira cultura alimentar mais importante do planeta, e é a número um quando falamos de commodities não grãos.

Uma etapa fundamental sobre como plantar batata é o preparo do solo. Independentemente do método de preparo, o objetivo é um só: promover o crescimento e desenvolvimento das plantas para altas produtividade.

Para isso, o conhecimento dos conceitos de cada método de preparo e da correta condição de umidade para as operações, são premissas básicas para efetividade agrícolas.

Neste conteúdo, vamos explorar mais sobre o preparo de solo para a culturas da batata. Boa leitura!

Preparo de solo para batata

O preparo de solo na bataticultura é dividido em primário, secundário e amontoa;

Principal função: aumentar a qualidade física do solo para cultura;

Objetivos: melhor enraizamento e desenvolvimento do tubérculo;

A amontoa aumenta o aproveitamento de nutrientes e mitigação de problemas fitossanitários.

O cultivo da batata no Brasil atualmente abrange 117.000 hectares (Conab, 2022). Estados como o Distrito Federal e Paraná, importantes produtores da tuberosa, somam juntos, 35.000 hectares. O que corresponde aproximadamente 35 % da produção nacional (Deral, 2021; Conab, 2022). Nesse sentido, a bataticultura representa uma importância econômica para os estados e municípios.

Para suportar a produção de safras economicamente viáveis, o preparo de solo tem papel decisivo neste cenário. Na cultura da batata, o preparo de solo é dividido em preparo primário e secundário. Além disso, há uma terceira operação, denominada amonta. O preparo primário é realizado, há cerca de dois meses antes de plantar batata, o secundário, o mais próximo possível do plantio e a amontoa, de 25 a 35 dias depois de plantar a batata, ou quando as hastes atingem 25 a 30 cm de altura.

Posto que a batata é uma tuberosa, o preparo do solo – primário e secundário – possui como objetivo atenuar os problemas relacionados às propriedades físicas do solo, garantir o máximo aproveitamento de água e nutrientes e propiciar a mitigação de problemas fitossanitários.

Quanto às propriedades físicas, objetiva-se promover condições adequadas de aeração e drenagem. Sendo estas condições as de maior atenção no preparo de solo. Isso porque, os tubérculos desenvolvem-se geralmente na camada de 0 – 30 cm, e o sistema radicular, que possui a característica de ser raso e delicado, também se desenvolve com maior intensidade nesta camada. Todavia, as raízes podem alcançar até 1,0 m de profundidade.

Dessa forma, o preparo primário de solo é iniciado por operações de descompactação do solo. Nestas operações são realizadas de uma a duas arações, seguidas de gradagens. Também, são usados escarificadores ou subsoladores, para descompactação na camada de 0 – 30 cm, ou 0 – 40 cm, respectivamente.

A descompactação do solo irá promover fissuras nas camadas do solo, que então, possibilitarão a diminuição da compactação e aumento do volume de vazios, isto é, de poros que permitem o maior fluxo de gases, infiltração de água e condutividade hidráulica. Isso eleva a qualidade física do solo para o cultivo da tuberosa.

Por conseguinte, com redução das camadas compactadas e aumento da porosidade, tem-se maior enraizamento, o que beneficia diretamente o aproveitamento de água e nutrientes. A vista disso, contribuindo para o melhor desenvolvimento dos tubérculos. Assim, aspectos promotores de aumento de produtividade da bataticultura.

Próximo ao plantio, em torno de um mês antes – ou até menos, o preparo secundário é executado. No preparo secundário, grades de disco e, ou, enxadas rotativas, serão utilizadas para nivelamento do terreno e promoção de fissuras nas camadas do solo. Para mais, no preparo secundário será realizado as operações de sulcação na profundidade de 20 cm.

A respeito da amontoa, este trato cultural pode ser definido como a formação de um camalhão – de 20 cm, na base das plantas. A operação de amontoa é executada aos 25 a 35 dias após o plantio. Sua execução infere no estímulo do desenvolvimento dos estolões e na prevenção da exposição dos tubérculos ao sol; o que o pode causar o esverdeamento e perda de qualidade da batata.

Adicionalmente, a amontoa possibilita o maior aproveitamento das adubações de cobertura (N e K) e proteção contra fitopatógenos e pragas. Por fim, sua execução também impacta positivamente no controla de plantas daninhas.

Saiba mais sobre o processo de adubação

As proporções de corretivos e fertilizantes a serem aplicadas devem ser apropriadas para garantir o adequado crescimento e desenvolvimento da batata. Quantidades insuficientes restringem o progresso da planta. Por contraste, o excesso pode resultar no crescimento anômalo da planta devido à toxicidade, salinidade, impedimento na absorção de um nutriente específico em virtude do excesso de outro, ou até mesmo crescimento desmesurado dos caules quando há aplicação excessiva de N, por exemplo.

O entendimento das quantidades de nutrientes retirados do solo pela cultura da batata é extremamente crucial para o manejo apropriado da fertilização. A planta da batata é caracterizada por um crescimento rápido e possui uma alta demanda por nutrientes. As quantidades de nutrientes extraídos e exportados podem variar dependendo do nível de produtividade.

No entanto, não há necessariamente uma correlação direta entre esses fatores, pois a eficiência de utilização dos nutrientes pode ser influenciada por outros elementos, como a variedade da planta, umidade do solo, tipo de solo, clima, espaçamento e condições sanitárias.

Há um momento crucial em que a cultura da batata requer praticamente todos os nutrientes disponíveis em quantidades relativamente elevadas, desde o início da formação dos tubérculos, de três a quatro semanas após o surgimento, próximo da conclusão do ciclo. A fase de preenchimento dos tubérculos é um estágio crítico no qual é necessário um alto nível de nutrientes e água no solo, pois, durante esse período, ocorre um rápido acúmulo de matéria seca e assimilação de nutrientes.

A análise de tecidos vegetais, conduzida em laboratório, é um método eficaz para monitorar a condição nutricional das plantas e auxilia na determinação das necessidades de fertilizantes na cultura da batata. Por meio desse processo, possíveis deficiências podem ser identificadas precocemente para o tratamento de distúrbios nutricionais durante a estação de crescimento.

Batatas envoltas no solo amarronzado.

Tags

Comece agora a aumentar a sua produtividade!