Manter os produtos seguros através dos procedimentos de inspeção e recebimento de carga, é essencial para garantir a integridade dos itens adquiridos e a sua satisfação enquanto cliente Mosaic. Afinal, produtos danificados ou adulterados podem resultar em perdas financeiras significativas para você produtor rural, além de comprometer a reputação da empresa.
Por isso, a Mosaic recomenda que você realize um processo detalhado de inspeção e recebimento de carga. Neste artigo, você aprenderá como realizar a inspeção correta das cargas recebidas, identificar e lidar com irregularidades, tanto imediatas quanto após o recebimento. Boa leitura!
Por que realizar corretamente a inspeção e recebimento de carga?
A verificação da carga no momento da entrega é crucial para assegurar a integridade dos produtos e evitar problemas futuros. Em outras palavras, realizar uma inspeção e recebimento de carga minuciosa ajuda a identificar possíveis adulterações, contaminações e danos, garantindo que os produtos recebidos atendam aos padrões de qualidade esperados.
Além disso, a segurança das cargas também é crucial para evitar riscos à saúde e ao meio ambiente, especialmente quando se trata de produtos aplicados diretamente à lavoura (como fertilizantes e produtos de bionutrição) e oferecidos diretamente ao seu rebanho (como suplementos para alimentação animal).
6 dicas para realizar o processo de inspeção e recebimento de carga
Durante o processo de inspeção e recebimento de carga, é fundamental que você, produtor, esteja atento aos produtos recebidos.
Passo a passo da inspeção de carga ainda no caminhão
- Verifique as embalagens: primeiramente, examine as embalagens em busca de sinais de violação ou danos. Os lacres devem ser analisados com muito cuidado para garantir que a carga não foi adulterada;
- Confira os volumes: a seguir, verifique se os volumes de produto correspondem om à capacidade das embalagens;
- Cheque a limpeza e a condição das embalagens: certifique-se de que as embalagens estão limpas e sem avarias, pois a presença de sujeiras ou rasgos pode indicar adulteração de carga;
- Avalie a mercadoria a granel: examine a aparência da mercadoria à granel e realize testes simples para detectar possíveis contaminações ou adulterações;
- Avalie os padrões físicos do produto: a análise de aspectos como coloração, granulometria, presença de impurezas e peso do material é fundamental. Lembre-se de realizá-la atentamente, sempre comparando com as informações da Nota Fiscal;
- Inspecione a carroceria do caminhão: verifique a carroceria do caminhão em busca de sinais de violação, como danos na lona, rompimento de lacres ou derramamentos de produtos.
Além disso, em caso de irregularidades identificadas, recomenda-se que você produtor não descarregue o caminhão e inicie os procedimentos de notificação do time Mosaic.
Para cargas descarregadas sem conferência prévia
Ainda assim, se o recebedor da carga decidir descarregar os produtos sem realizar a conferência, é recomendado que o descarregamento ocorra em uma área isolada e que o armazenamento seja adequado. Tal prática facilita a identificação de possíveis problemas e evita a contaminação de outros produtos previamente armazenados.
Caso identifique irregularidades após a descarga, entre em contato com a equipe comercial imediatamente, com o prazo máximo de até 7 dias.
O que fazer caso encontre irregularidades?
Além do contato imediato após a identificação de irregularidades recomendamos que você solicite a orientação ao gerente de contas sobre como coletar a amostra para análise química dos produtos entregues, de acordo com o procedimento operacional padrão de qualidade.
Registre informações da documentação da carga, da nota fiscal e do caminhão que fez a entrega, como:
- Placa;
- Dados do motorista;
- Data de entrega;
- Horário de entrega;
Elas serão solicitadas durante o seu primeiro contato e na visita do técnico à sua propriedade para a coleta de novas amostras. Caso seja atestada a irregularidade, seguiremos os procedimentos rigorosos para a resolução do problema.
O que mais preciso saber sobre inspeção e recebimento de cargas da Mosaic?
A responsabilidade por danos ou avarias na carga é compartilhada. Portanto, separe o material danificado e entre em contato com nossa equipe comercial para que possamos iniciar o processo de reclamação e tomar as medidas necessárias. Quanto mais cedo você nos informar, mais rapidamente poderemos resolver o problema.
Essa comunicação deve ocorrer em até 7 dias após o recebimento da carga. Após a notificação, a visita do técnico e o envio das amostras para o laboratório Mosaic mais próximo da sua propriedade, enviaremos um parecer técnico em até 15 dias.
Na Mosaic, priorizamos a qualidade e a segurança, trabalhando em conjunto para garantir que você receba produtos de alta qualidade e com toda a segurança necessária. Conte conosco!