Adubação reúne nitrogênio altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease, que reduz perdas por volatilização


Você sabe quais são as tendências para a produção de cana-de-açúcar? As chuvas em São Paulo e Minas Gerais, nos meses finais do ano passado, apontam para um cenário positivo no mercado sucroenergético no início de 2022, especialmente após as secas e geadas da safra anterior.

Para que as perspectivas positivas se concretizem, o produtor de cana-de-açúcar deve considerar não somente as condições climáticas, mas também a saúde do solo e o manejo da fertilidade, uma vez que eles são fundamentais para que as plantas tenham um melhor desenvolvimento. 

Lembrando que as áreas de cultivo de cana-de-açúcar podem ser deficientes em alguns nutrientes essenciais para a cultura.

Falaremos mais sobre este assunto a seguir. Boa leitura!

Como tornar a produção de cana-de-açúcar mais efetiva?

A adubação correta e consciente, além de garantir o desenvolvimento vegetativo do canavial, também permite que as raízes se desenvolvam não só na superfície, mas também em camadas mais profundas –o que é essencial em uma cultura semiperene. 

“Como não podemos controlar o clima, para alcançar ótimas produtividades na cultura, precisamos utilizar informações técnicas adequadas e fazer o manejo correto do solo e da cultura”, afirma Maria Luisa Aguiar, gerente de Produtos de Performance da Mosaic Fertilizantes.

Portanto, para garantir uma produção de cana-de-açúcar mais rentável e produtiva, o produtor precisa investir na sinergia entre os nutrientes. Para isso, a Mosaic Fertilizantes desenvolveu o Excellen, um produto exclusivo a base de ureia estabilizada (46% de nitrogênio).

A formulação de nitrogênio altamente concentrado e estabilizado com inibidor de urease, reduz perdas por volatilização e gera benefícios como redução de cerca de 20% nos custos com armazenagem, melhora no manejo operacional com redução de perdas de insumos durante o manuseio pois os grânulos não empedram e diminuição do potencial de queima de folhas nas lavouras de cana-de-açúcar. 

“O nitrogênio é um dos nutrientes mais absorvidos pelas plantas e está envolvido na formação de componentes estruturais e metabólicos, sendo fundamental para lavouras saudáveis e de elevada produtividade de cana-de-açúcar”, explica Maria Luisa.

Vantagens de utilizar os produtos Mosaic

Contando com o portfólio mais completo do mercado em oferta de nutrição de solo, a Mosaic Fertilizantes investe constantemente no desenvolvimento de tecnologias que geram benefícios químicos, físicos e biológicos aos solos e processos produtivos. 

Dessa forma a empresa auxilia agricultores a alcançar os máximos potenciais produtivos das culturas, incluindo a produção de cana-de-açúcar, assim, contribuindo para a ampliação de sistemas agropecuários mais sustentáveis e adaptados aos cenários de mudança climática e demanda por alimentos. 

“Além das soluções em nutrição de solos, nosso time de agrônomos atua também no campo para aconselhar os agricultores a tomar a melhor decisão para alcançar os potenciais produtivos de suas culturas. O Excellen promove uma adubação nitrogenada 25% mais uniforme, economizando 20% de hora-máquina”, complementa Maria Luisa.

Sobre a Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. 

No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. 

Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. 

Loading...